Não é novidade que a presença digital da sua marca é fundamental, mas será que um site para negócio é necessário? Com as redes sociais facilitando cada vez mais vender através de seus aplicativos, é normal termos essa dúvida ao considerarmos o investimento em um website profissional.
Tanto as redes sociais quanto os websites possuem papéis importantes no Marketing Digital. Entender suas diferenças e como eles se complementam é essencial para impulsionar seus resultados.
Site e Redes Sociais: seus papéis dentro de uma estratégia de Marketing Digital
No Marketing Digital, não podemos olhar para redes sociais e site para negócios de forma individualizada. Na verdade, devemos pensar em um conjunto estratégico de ações em diferentes plataformas.
Assim, o website serve como espinha dorsal da presença online da sua marca. As redes sociais, por outro lado, são ambientes dinâmicos que permitem interação direta com seu público. Ou seja, cada plataforma possui características distintas que você deve aproveitar de acordo com o público-alvo e seus objetivos.
Nesse sentido, podemos resumir o papel de cada um da seguinte forma:
- Websites: o centro de gravidade da sua estratégia digital, oferecendo controle total de como sua empresa é apresentada e a experiência do usuário, servindo como pilar para construir sua credibilidade e autoridade na internet.
- Redes sociais: canais de comunicação direta com o público, extremamente dinâmicos e mais informais, sendo ideais para construir relacionamentos, engajar com sua audiência e divulgar sua marca.
Principais características de site para negócio e redes sociais
Site para negócio:
- Controle total: você decide o que e como apresentar as informações sobre seu negócio, produtos e serviços.
- Personalização: além do conteúdo, o site empresarial oferece total controle sobre design e funcionalidades que se adaptam às necessidades do seu negócio.
- Credibilidade: um website bem desenvolvido transmite profissionalismo e confiança aos seus clientes.
- Dados detalhados: há diversas ferramentas, como Google Analytics, que permitem analisar com detalhes os comportamentos dos seus visitantes. Esses são dados extremamente valiosos na hora de criar e ajustar suas estratégias.
Redes sociais:
- Alcance: com ajuda dos algoritmos, é possível atingir um público vasto e diversificado (ou específico, dependendo de uma estratégia de segmentação).
- Interação direta: permite que sua marca se comunique e engaje diretamente com o público, de forma dinâmica e orgânica.
- Relacionamento: pela natureza mais informal e direta, é possível nutrir relacionamentos com sua audiência ao fazer parte de suas rotinas, possibilitando maiores taxas de fidelização de clientes.
- Publicidade segmentada: anúncios em redes sociais permitem um nível de segmentação impressionante, o que aumenta seu retorno sobre investimento já que é possível definir quem receberá o anúncio com base em interesses, localização e diversos outros critérios mais específicos.
Faz sentido investir em um site para negócio hoje em dia?
Apesar do crescimento das redes sociais, investir em um site para negócio continua sendo altamente relevante. São são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia no Google mundialmente (Internet Live Stats). Isso representa, em média, mais de 40 mil pesquisas por segundo. Dessas pesquisas, cerca de 50% resultam em cliques em um dos três primeiros resultados (Backlinko).
Ademais, dados compilados pela WordStream mostram que mais de 50% dos consumidores que pesquisam por produtos no Google visitam uma loja em até um dia após terem pesquisado.
Por outro lado, das 9h13min do tempo médio diário gasto pelos brasileiros na internet, quase 40% desse tempo (equivalente a 3h37min) são nas redes sociais. Assim, é normal acharmos que redes sociais são mais importantes do que investir em um site para negócio.
Ao passo que isso é verdade até certo ponto, essa visão pode estar limitando seus resultados. Isso porque, segundo o último relatório do Datareportal “Digital 2024: Brazil”, quase 50% dos brasileiros descobrem novoas empresas através dos sites. O relatório também destaca que 63% da população acessam sites de negócios todos os meses.
Portanto, faz todo sentido investir em um site empresarial. Além dos benefícios de controle, flexibilidade e credibilidade, sites ainda são uma das principais formas que consumidores descobrem novas empresas.
Como um site para negócio impulsiona seu Marketing nas redes sociais
Como dito, um site para negócio serve como espinha dorsal para seu Marketing Digital, mas por quê? Apresento algumas das razões:
- Centralização de conteúdo: toda sua presença digital pode ser encontrada no seu site. Redes sociais podem direcionar tráfego para o website, onde seu público encontra informações completas e detalhadas.
- Geração de leads: formulários, newsletters e outras ferramentas no seu site permitem coletar informações sobre potenciais clientes de forma personalizada.
- Controle da experiência: nas redes sociais, seu conteúdo precisa se adaptar ao formato permitido pela plataforma. No seu site para negócio, você tem total liberdade para criar uma experiência única e diferenciada para seu público.
- SEO e tráfego orgânico: um site otimizado permite que sua marca seja encontrada mais facilmente por pessoas que pesquisem termos relacionados ao seu negócio, complementando o tráfego vindo das redes sociais.
Além disso, segundo dados da Demand Metric, empresas com blogs geram, em média, 67% mais leads do que as outras que não produzem conteúdo para seus sites.
É possível vender só com redes sociais?
Embora seja possível vender só com as redes sociais, há uma série de limitações e desafios que você precisa navegar. Primeiro, as redes sociais estão sujeitas a mudanças constantes em seus algoritmos e políticas, que podem impactar negativamente seu alcance e visibilidade da noite para o dia.
Em segundo lugar, o formato do conteúdo nas redes sociais é “padronizado”, ou seja, seu perfil será parecido com o do concorrente e, por conta dos algoritmos, certo estilo de conteúdo será favorecido em detrimento dos demais.
Nos últimos anos as plataformas têm se empenhado para facilitar vendas de produtos e serviços em suas redes. Por exemplo, a Meta adicionou diversas ferramentas no Facebook e Instagram que facilitam vender diretamente das plataformas, sem que o usuário saia do aplicativo.
Por um lado, isso possibilita vender para um público maior. Contudo, você abre mão completamente do controle da experiência do usuário, limitando como sua marca pode se diferenciar da concorrência e assumindo diversos outros riscos (como as mudanças constantes mencionadas, além de ter seu perfil bloqueado ou cancelado caso a plataforma decida que seu negócio infringiu seus termos de uso).
As redes sociais são, sem dúvidas, um dos melhores canais para divulgação da sua marca, para promover produtos e engajar com o público. No entanto, a ausência de um site próprio pode transmitir falta de profissionalismo e reduzir a confiança dos consumidores.
Impulsione seus resultados com site para negócio e redes sociais de forma estratégica
Diante disso, redes sociais e site para negócios não são inimigos. Para impulsionar seus resultados, considere combinar um website bem otimizado com as redes sociais. Assim, você aproveita o melhor dos dois mundos: maior alcance e visibilidade para sua marca, retendo maior controle da sua presença digital.
Em suma, use as redes sociais para promover seu site, gerar engajamento e construir relacionamentos com seu público. Enquanto que o website potencializa esses resultados, com experiências personalizadas que impulsionam mais conversões. Essa combinação estratégica pode ser o que está faltando para destravar o crescimento do seu negócio.
Conte com DCMKT, seu parceiro definitivo em Marketing Digital, para construir uma marca autêntica, lucrativa e duradoura. Saiba mais.