Sites empresariais são tão essenciais assim?

Mesmo com redes sociais e marketplaces, um site empresarial continua sendo essencial. Ele fortalece a credibilidade, oferece controle total da experiência do cliente e reduz a dependência de algoritmos. Além disso, potencializa vendas e garante uma presença digital sólida para o crescimento sustentável. Ainda que alguns negócios possam adiar sua criação, a longo prazo, um site é um ativo estratégico indispensável.

Com as redes sociais tomando tanto o tempo das pessoas, é comum empreendedores se perguntarem se ter um site empresarial é realmente necessário para seus negócios. Não só redes sociais, mas com tantas plataformas e marketplaces, será que ainda faz sentido investir em um website profissional? Em resumo: sim, sites empresais são essenciais para seu marketing digital a longo prazo, especialmente para pequenas empresas. Há cenários que podemos deixar a criação do site para depois, que discutiremos daqui a pouco. Ainda assim, websites são peças-chave para aumentar a visibilidade, alcance e reputação da sua marca, conquistar e fidelizar clientes e apoiar seu crescimento sustentável.

Redes sociais não são suficientes?

Atualmente, das 9h13min do tempo médio diário gasto pelos brasileiros na internet, quase 40% desse tempo (equivalente a 3h37min) são nas redes sociais. O restante do tempo é assistindo vídeos, lives, jogando e, finalmente, realizando pesquisas e compras. Nesse sentido, é natural pensar que redes sociais é o ambiente mais importante, pois é onde todo mundo está. Essa percepção não está errada, mas estará limitando o seu negócio. Vale destacar que quase metade dos brasileiros descobrem novas empresas através dos seus sites, sendo que 63% dos brasileiros acessam sites de negócios todos os meses. Esses dados são do último relatório do Datareportal “Digital 2024: Brazil”. Ainda que as redes sociais sejam poderosas plataformas para divulgar sua marca e se conectar com o público, elas apresentam algumas limitações:

1. Dependência dos algoritmos

Seu alcance nas redes sociais depende das regras do algoritmo dessas plataformas. Elas querem que usuários fiquem nas redes sociais pelo máximo de tempo possível, então, é natural que seus algoritmos recompensem conteúdos que façam isso. O problema surge quando sua abordagem ou branding não se alinha completamente com o tipo de conteúdo que está sendo preferido pelos algoritmos. Além disso, seu negócio pode ser afetado negativamente pelas mudanças nas prioridades das empresas donas dessas redes. Assim, mudanças de políticas, remoções de funcionalidades, aumentos ou alterações de preços, dentre outras mudanças, podem impactar negativamente seus resultados.

2. Você não controla a experiência

Em um site empresarial próprio, você tem total controle sobre a experiência do seu usuário. Isso não acontece nas redes sociais. As plataformas ditam o que você pode ou não fazer. Assim, é muito mais complicado de oferecer uma experiência personalizada e alinhada com sua marca. O perfil da sua marca nas redes sociais pode ser personalizado com grandes limitações. Dessa maneira, se torna mais desafiador se diferenciar de seus concorrentes.

3. Dificuldade em construir credibilidade como negócio

A facilidade de ter um perfil de marca em uma rede social é algo bom e ruim ao mesmo tempo. Pelo lado bom, isso permite que pequenos negócios consigam ter sua presença digital com maior facilidade. Contudo, isso significa que qualquer um pode fazer isso, o que abre portas para pessoas má intencionadas. Em poucas horas é possível criar um perfil de empresa. Assim, um pequeno negócio que está começando agora precisará de muito mais tempo e esforço para se demonstrar confiável. Por outro lado, um site empresarial não garante credibilidade imediata. Na verdade, um site é apenas uma parte desse quebra-cabeça. Sua reputação é construída através de uma sólida presença digital, que inclui redes sociais, site, Perfil de Empresa do Google, etc.

Como um site empresarial fortalece seu negócio

1. Autoridade e credibilidade

Um site empresarial, quando apoiado em design moderno, informações relevantes, bem otimizado para diferentes dispositivos e bem estruturado, transmite maior credibilidade e profissionalismo. Ademais, o site é uma ferramenta poderosa e eficaz para se comunicar com seus clientes. Você tem total controle e flexibilidade para divulgar da forma que quiser informações relevantes da sua empresa, produtos, serviços, promoções e novidades.

2. Geração de leads e vendas

Além de divulgar informações, um site empresarial se torna um incrível motor de vendas do seu negócio. Com ajuda de ferramentas como formulários de contato, chatbot e conteúdos interativos, você transforma meros visitantes em leads quentes. Isso também é possível nas redes sociais. Contudo, como já mencionado, em um site próprio você controla toda a experiência e pode mensurar cada interação de seus visitantes, facilitando otimizar suas conversões e gerar mais retorno sobre o investimento.

3. Controle da experiência

Em seu website, você decide como apresentar sua marca, sem ter que brigar com as limitações que as plataformas de redes sociais lhe impõe. Além disso, um site otimizado pode atrair visitantes organicamente pelas buscas no Google e outros motores de buscas. Assim, seu negócio pode ser facilmente descoberto por quem está interessado, ao invés de depender da eficácia de um algoritmo de recomendação que muda o tempo todo.

Ter um site é obrigatório para crescer hoje em dia?

Ainda que as redes sociais tenham suas limitações, um site empresarial não é obrigatório em qualquer cenário. Não existe receita de bolo que basta aplicar e vai dar certo para qualquer negócio. Nesse sentido, ainda que um website seja um elemento do marketing importante, existem cenários que ele não precisa ser uma prioridade imediata:

Enfim, é importante destacar que um site empresarial não gera resultados imediatos. Por isso, os exemplos acima são de negócios no início de suas jornadas, que possuem orçamento limitado e não podem esperar meses para verem resultados tangíveis. No entanto, um website é elemento essencial a longo prazo, ajudando a profissionalizar sua marca e garantir uma presença digital sólida e independente. Assim, seu website se torna um ativo estratégico para o crescimento sustentável.

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