Com a internet sendo inundada de páginas de qualidade duvidosa, é ainda mais importante focar em conteúdo autêntico para sua marca.
Você com certeza já se deparou com páginas na internet que repetem uma mesma frase diversas vezes, sem alteração, durante o texto. Além disso, geralmente são acompanhadas por um conteúdo raso. Bem provável que ao entrar em uma página dessa, você tenha se sentido frustrado por ter que voltar para a página de busca e tentar a sorte novamente para encontrar algum site que realmente ofereça uma resposta minimamente descente. Aposto que você gostaria que seus clientes não sintam o mesmo ao entrar no seu site.
A ilusão dos resultados rápidos
Buscar otimizar ao máximo seu conteúdo, pode até gerar alguns resultados mais rápido. Esse feedback tão cedo cria a ilusão de que esse é o caminho certo. Contudo, geralmente, esse “resultado” é medido com base no tráfego e não nas conversões–que são o que realmente importa para o seu negócio. Afinal, não basta gerar números de visitas, se elas não se traduzem em receita (a não ser que seu negócio ganhe por impressões).
Conteúdo autêntico é construído com base em honestidade e conexão com seus autores. Esse conteúdo é capaz de atravessar o caos da internet e nutrir uma conexão genuína com sua audiência através de interesses e valores mútuos.
Para ser sucinto, o conteúdo autêntico é essencial para negócios que querem:
- Evitar estarem sempre correndo atrás das mudanças e sendo refém dos algoritmos;
- Reduzir a influência sobre seu negócio de um sistema que você tem zero controle;
- Construir reputação sólida e duradoura;
- Evitar que seus clientes se sintam traídos e frustrados por conteúdo de baixa qualidade;
- Diferenciar-se da concorrência.
Tudo isso não significa “nunca use IA ou otimize seu conteúdo para os algoritmos”. Apenas significa em saber utilizar as ferramentas do jeito e hora certa, além de otimizar o conteúdo de forma natural, sem exageros.
Ainda faz sentido se esforçar para criar conteúdo autêntico?
Com o andar da carruagem, é normal nos sentir, de certa forma, desmotivados para se esforçar e criar um conteúdo autêntico e original. Pior ainda é ver os outros tendo resultados (aparentemente) com conteúdo de baixa qualidade e criados por IA.
Por outro lado, esse cenário posiciona a criação de conteúdo autêntico como oportunidade. Se “todos” estão publicando qualquer coisa, quem se esforça para criar algo original, autêntico e de qualidade se destaca. Dessa forma, se seu objetivo é construir um negócio duradouro e lucrativo, o esforço em ser original e autêntico vale muito a pena.
Boas práticas para criar conteúdo autêntico de impacto
Criar conteúdo autêntico que realmente gere resultados não é fácil. Contudo, é libertador ao ser capaz de ser você mesmo e se conectar com pessoas que compartilham dos mesmos interesses e valores. Para oferecer uma luz que te ajude a começar essa jornada, aqui vão alguns pontos para você considerar:
Conheça sua marca
Qual é a sua missão e o que define sua voz? Qual é a personalidade do conteúdo que você quer criar? Pense na linguagem e abordagem que você se sente mais confortável e que venha mais natural.
Por exemplo, faz sentido um empreendedor mais introvertido querer ter uma marca com personalidade extrovertida? Isso só fará sentido se tiver recursos para contratar alguém ou montar uma equipe com esse tipo de personalidade para carregar a imagem da marca. Do contrário, será apenas frustração atrás de frustração.
Saiba quem é seu público
É fundamental saber com quem você está querendo conversar. Considere fatores como demografia e suas personalidades. Também avalie quais são as plataformas que essas pessoas mais usam, tipos de conteúdo que consomem e os tópicos que estão interessadas. Assim, ficará muito mais fácil saber sobre o que falar, como falar e quando tratar de um assunto.
Defina o propósito do seu conteúdo
Um conteúdo autêntico precisa ter um propósito bem definido. Nesse sentido, pergunte-se como esse conteúdo ajuda satisfazer uma necessidade ou desejo do seu público.
Além disso, claro, saiba qual finalidade o conteúdo serve ao seu negócio. Por exemplo, o artigo que você vai publicar é para gerar mais vendas ou reconhecimento de marca? Ter isso em mente enquanto cria o conteúdo é fundamental para garantir que ele seja efetivo.
Conteúdo autêntico precisa estar alinhado com seu negócio
Seu conteúdo precisa se alinhar a identidade da sua marca e público. Por exemplo, faz sentido uma marca tradicional com público majoritariamente acima dos 50 anos, querer fazer vídeos curtos de comédia no TikTok? Ainda que essa abordagem possa resultar em visualizações expressivas, não atingirá resultados satisfatórios, pois não está alinhado com a identidade e público da marca.
O poder da simplicidade
É fundamental ter uma mensagem clara para criar um conteúdo autêntico que gere resultado. Simplifique sempre que possível. Assim, faça seus argumentos serem o ponto central, ao invés de floreios da linguagem.
Foque em deixar claro suas intenções e direção do conteúdo. Dessa forma, sua mensagem, produto ou serviço terá mais espaço para brilhar.
Aliás, busque ter uma comunicação acessível. Uso de linguagem técnica pode confundir, distrair e afastar sua audiência. Ainda que seu público seja mais técnico, é importante se comunicar de forma mais simples possível. Claro, há momentos em que jargões são necessários, mas sempre dê preferência ao simples.
Criando uma conexão genuína com seu público
Nós nos conectamos com outras pessoas através de interesses e valores mútuos. Pense em suas amizades: com certeza elas surgiram por causa dessa partilha de interesses e valores semelhantes. O mesmo ocorre quando criamos conteúdo autêntico. É possível nutrirmos essa conexão ao compartilharmos experiências, valores e interesses com nosso público.
Estudo mostra que 53% das pessoas se sentem mais conectadas quando os valores da marca se alinham com o delas. Esse conexão impacta diretamente seus resultados: 76% dizem que preferem comprar de uma marca que se sentem conectadas ao invés do concorrente e 57% diz que é mais provável de aumentar seus gastos com uma marca quando sentem esse conexão. Por outro lado, 70% dizem que é mais provável parar de comprar de uma empresa que não se sentem conectadas, com outros 61% afirmando maior chances de gastarem menos com essas marcas. Ou seja, conteúdo autêntico é um elemento essencial do seu motor de vendas.
Ademais, foque em aproveitar de suas experiências e conhecimento pessoais. Não tente falar com ar de autoridade em algo que não entende, pois o público perceberá e isso pode danificar sua imagem. Aliás, às vezes é até mais poderoso assumir sua ignorância do que pagar de especialista. Nessa mesma linha, mostrar os bastidores do seu negócio também é um poderoso conteúdo autêntico. Apresentar a realidade permite que seu público construa essa conexão genuína.
Não seja refém das tendências
Por fim, contextualizar seu conteúdo pode ajudar na credibilidade e responder aos interesses do seu público. Assim, um conteúdo autêntico também deve integrar tendências e assuntos do momento em sua estratégia quando fizerem sentido para sua marca ou conteúdo.
Nem toda tendência faz sentido para seu negócio. Por isso, conhecer seu público é fundamental para encontrar as oportunidades de se conectar com sua comunidade com efetividade. Há também os tópicos “evergreen”, isto é, assuntos que sempre são relevantes. Por exemplo, “Marketing de Conteúdo” seria um tópico evergreen, enquanto “melhores ferramentas de IA para ajudar seu negócio” não seria, pois com o ritmo de atualização das ferramentas, o tópico rapidamente pode ficar defasado.
Então, estabelecer sua voz e entender a fundo seu público é crucial para criar conteúdo autêntico. Assim, será possível identificar naturalmente os tópicos e as notícias que você deveria engajar e nutrir uma relação genuína com sua audiência.